Aprender na eforma.pt®



O que é a eforma.pt®?

A eforma.pt® é uma marca pertencente à I Feijão Unipessoal, Lda. e consiste numa plataforma de formação profissional online, promovida e desenvolvida para todos os ortugueses ou falantes de língua portuguesa que, em Portugal continental e ilhas ou noutros países, pretendam inscrever-se e frequentar à distância os cursos que temos disponíveis.

Na eforma.pt® promovemos formação profissional para funcionários de empresas PME's,para dar resposta a três vertentes:

  • 1 | Desenvolvimento/crescimento profissional e pessoal;
  • 2 | Horas de formação anuais obrigatórias por funcionário;
  • 3 | Cursos/formações legalmente obrigatórios.

Que cursos e formações estão disponíveis na eforma.pt®?

Na eforma.pt® temos uma oferta especializada em várias áreas de formação, conforme indicado na página eforma.pt®


O que é a formação e-learning?

É uma forma flexível de aprender à distância através da utilização de tecnologias que proporcionam a comunicação e interação entre formandos-formadores, com vista a obter o aperfeiçoamento e a aquisição de conhecimentos.


Que vantagens tenho nas formações e-learning?

Com a modalidade de formação online, pode frequentar cursos:

  • Sem necessidade de deslocação
  • Facilidade de acesso aos conteúdos
  • Flexibilidade de horários
  • Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio formando
  • Acompanhamento personalizado pela Equipa Técnico-Pedagógica
  • Menor custo quando comparados à formação presencial
  • Plataforma e-learning disponível a qualquer hora, em qualquer lugar
  • Tecnologias avançadas e aulas interativas
  • Conteúdos dinâmicos e apelativos

Preciso de contactar a eforma.pt®. como faço?

Pode contactar-nos de diversas formas:

Por correio ou presencialmente:

Lembre-se que a eforma.pt® pertence à empresa I Feijão Unipessoal, Lda., com o NIF 515077313, e sede na Travessa Dra. Ana Jorge, 1-i, 2530-128 Lourinhã, Portugal.

O horário de atendimento presencial é realizado no período das 09h40 às 13h00 e das 14h00 às 18h40, de segunda a sexta-feira. Nos períodos em que decorrem ações de formação, o atendimento prolonga-se pontualmente para e quando for necessário prestar apoio.

Por telefone:

261 096 165 | 910 720 968 | 914 531 389

Por email:

info@eforma.pt
plataforma@eforma.pt


Inscrições


Como posso inscrever-me num curso/formação e que documentos tenho de apresentar?

Para formalizar inscrição, deverá preencher a ficha de inscrição acedendo ao website www.eforma.pt , via email, formulários online e disponibilizar a documentação pessoal necessária, de acordo com a especificidade e requisitos da ação/curso.

Os documentos variam consoante a tipologia/curso/especificidades, mas alguns documentos possíveis de serem solicitados, são:

  • Fotocópia do cartão de cidadão;
  • Informação pessoal;
  • Fotocópia do certificado de habilitações;
  • Curriculum vitae;
  • Outra documentação necessária e previamente comunicada.

A inscrição só será validada após entrega de toda a documentação necessária e feito o respetivo pagamento da ação/curso de acordo com o valor estipulado.


Que recursos pedagógicos e materiais de apoio são utilizados na eforma.pt®?

Será disponibilizado o conteúdo para o desenvolvimento dos objetivos da ação, construídos, controlados e acompanhados pelo E-formador.

Utilizamos uma plataforma LMS (Learning Management System) responsiva para a realização da formação e-learning, dinâmica e intuitiva com acesso aos cursos e respetivos materiais de apoio à aprendizagem, nomeadamente: manuais, vídeos, questionários entre outros.


Tenho de instalar alguma coisa ou ter algum equipamento ou software especial?

A utilização da plataforma de formação à distância possui os seguintes requisitos mínimos: utilização de equipamento e ligação à internet com capacidade suficiente para aceder aos materiais disponibilizados e possuir ginástica digital na ótica de utilizador.


Em que dispositivo – computador (fixo ou portátil), tablet ou smartphone – posso fazer as formações e cursos?

Pode frequentar os nossos cursos online utilizando um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet e um browser para navegar como por exemplo, Firefox, Google, ou Internet Explorer.

É importante que o formando possua conhecimentos básicos de informática.


A eforma.pt® cancelou ou adiou o curso/formação. e agora?

Sempre que, por motivos imprevistos e incontornáveis somos obrigados a interromper,cancelar ou adiar uma formação, procederemos da melhor forma para compensar os formandos.

Interrupção: Numa formação já iniciada, procederemos ao reinício da formação com a maior brevidade possível com os ajustes necessários em termos de horários e cronogramas, a ser devidamente comunicados e justificados a todos os participantes.

Caso as alterações efetuadas impeçam a continuidade de frequência da ação, por parte de algum formando, possibilitaremos a integração, sem custos acrescidos, numa nova ação.

Em caso de impossibilidade de integração na nova ação, permitiremos o reembolso do valor pago à proporção do tempo não frequentado da ação, emitindo um certificado de participação pelo tempo decorrido. A impossibilidade de integração na nova turma deverá ser apresentada por escrito, devidamente justificada e solicitando o respetivo certificado de frequência e restituição do valor pelo tempo não decorrido.

Adiamento: Integração dos formandos na nova data da ação de formação, com os ajustes necessário em termos de cronogramas, a ser devidamente comunicados e justificados a todos os participantes. Em caso de impossibilidade de frequência nas novas datas o formando deverá apresentar a informação por escrito devidamente fundamentada e solicitar a restituição do valor já liquidado, num prazo máximo de 5 dias após a informação dos novos dados.

Cancelamento: Apresentação de vale de formação, para desconto do valor na realização de formações disponíveis em catálogo e agenda da eforma.pt®, no período máximo de um ano desde a data de emissão do vale, no final deste período perde o direito à sua utilização. Em situações excecionais, devidamente apresentadas e justificadas por escrito, realizaremos a restituição total do valor já liquidado, até ao prazo máximo de 30 dias a pós a notificação de cancelamento e apresentação do vale de formação.


Tenho acesso a descontos ou promoções?

Pontualmente, promovemos campanhas especiais com descontos ou ofertas. Essas não têm regularidade fixa, pelo que recomendamos a visita regular ao site, subscrever newsletter e acompanhar as nossas redes sociais para estar a par das novidades.



Pagamentos



Como posso saber o valor da formação?

O valor de cada formação encontra-se apresentado na página do curso no site da eforma.pt®.


Como faço o pagamento?

O valor das formações é sempre devidamente informado conjuntamente com a divulgação do curso.

A inscrição é validada após o pagamento do valor total ou faseamento devidamente acordado. A totalidade das prestações terão impreterivelmente de estar liquidadas até data de término da ação.

O pagamento poderá ser efetuado pelo formando e/ou empresa/entidade patronal por transferência bancária, numerário, depósito em conta, MB WAY e/ou outros métodos de pagamento online.

O formando toma conhecimento e aceita, no ato de inscrição e aceitação dos termos e condições de serviços eforma.pt®, que o pagamento da formação é obrigatório e não retornável, salvo as exceções devidamente identificadas neste documento.


Que meios de pagamento são aceites na eforma.pt®?

Aceitamos os seguintes meios de pagamento:

  • transferência bancária IBAN PT50 0036 0275 9910 0030 798 25;
  • numerário;
  • depósito em conta;
  • MB WAY;
  • E/ou outros métodos de pagamento online.

Preciso de fatura. como posso recebê-la?

Após o pagamento do curso, com o respetivo preenchimento dos dados de faturação, irá receber fatura via email no menor tempo possível. Para mais informação ou segunda via de fatura deverá solicitar via email info@eforma.pt .


Estou fora de portugal. como posso pagar e frequentar a formação?

Todos os cursos que dispomos podem ser frequentados por portugueses ou falantes de língua portuguesa a partir de qualquer parte do mundo, desde que possua as condições necessárias (computador/tablet/smartphone com ligação à internet).

Se está fora do país pode efetuar o pagamento da sua inscrição por transferência internacional para o IBAN PT50 0036 0275 9910 0030 798 25 - Banco Montepio e enviar comprovativo de pagamento para os email’s: plataforma@eforma.pt ou info@eforma.pt


Tive de cancelar a minha inscrição. tenho direito ao reembolso?

Em caso de desistência comunicada por escrito, no período de 3 dias de pré e pós-data de início do curso, reservamo-nos o direito de reter 25% do valor total por motivos administrativos.

Quando, por motivo de acidente grave ou doença devidamente comprovado, e o formando não puder continuar a frequentar a ação de formação, permitiremos a sua restituição por 3 formas:

  • frequência na próxima ação;
  • emissão de vale de formação a utilizar num prazo máximo de um ano;
  • devolução do valor pelo tempo não decorrido.

É necessário a informação por escrito por parte do formando da situação devidamente identificada e fundamentada para análise, e possuímos 30 dias para a tomada de decisão da forma de compensação, após a qual não será permitido a sua alteração.

Após o início da ação de formação não é efetuada qualquer restituição de valores, sendo o pagamento total da ação obrigatório na sua totalidade.



Formação, avaliação e certificado



Como é que é, na prática, a formação online da eforma.pt®?

Formato totalmente à distância, 100% online (e-Learning), é constituída por sessões síncronas (comunicação em tempo real entre os formandos e o formador), assíncronas (comunicação não coincidente no tempo em horários flexíveis) e/ou de autoestudo (horas dedicadas pelo formando ao estudo da informação disponibilizada na plataforma, com possibilidade de pesquisas adicionais se o formando entender, e com realização de trabalhos ou avaliações formativas).

As sessões síncronas poderão ocorrer por chat, videoconferência, ou outra ferramenta querespeite as necessidades da sessão.

A formação decorrerá de acordo com o cronograma disponibilizado na plataforma, e respetivas datas apresentadas aos adquirentes de cursos.

A utilização da plataforma de formação à distância possui os seguintes requisitos mínimos: utilização de equipamento e ligação à internet com capacidade suficiente para a conectar aos materiais disponibilizados e capacidade de aplicação das TIC na ótica de utilizador.

A plataforma possui um conjunto de apresentações e vídeos de aprendizagem de utilização do website, plataforma e respetivas ferramentas, para autonomizar o formando na sua utilização, a todo o tempo estará disponibilizado sistema de resposta a dúvidas e questões, bem como os demais contactos gerais da entidade.

Toda a documentação, textos, imagens, vídeos e demais conteúdos são propriedade da eforma.pt®, e não podem ser copiados, reproduzidos e/ou manipulados, no todo ou em parte, nem serem utilizados para fins comerciais, publicitários, de autopromoção ou formação de terceiros.

Reservamo-nos o direito de editar ou remover os conteúdos disponibilizados, sempre com vista à melhoria do próprio curso, e consequentemente à melhoria da aprendizagem do formando.

Atribuímos, para além do tempo normal necessário à realização dos cursos, um tempo bónus variável de 1 semana a 1 mês, dependendo da especificidade e duração, para a finalizar os cursos de formação na plataforma, findo este período o formando perde o acesso ao curso e respetiva oportunidade de terminar a(s) formação(ções) adquirida(s), sendo declarado como desistente.

O registo na plataforma é individual e intransmissível, para utilização por e apenas do próprio formando, pessoa a quem será atribuído o certificado de formação. Aquando da entrega da senha de acesso à plataforma de formação a distância, o formando tem acesso ao manual de acolhimento, bem como ao seu curso, com respetivos conteúdos programáticos e demais complementos do curso disponibilizados pelo respetivo formador da ação.""

Os requisitos físicos, capacidade humana, ou de qualquer outra natureza que impossibilitem o formando da frequência de curso(s) adquirido(s) ou utilização de funcionalidades, conteúdos ou informação disponibilizada na plataforma de formação à distância, são da responsabilidade do próprio.

Os conteúdos são disponibilizados na plataforma, única e exclusivamente para usufruto do próprio formando. O formando poderá gravar e/ou imprimir os conteúdos exclusivamente para efeitos da sua aprendizagem, não sendo permitido ceder a terceiros.

Reservamo-nos o direito de editar ou remover qualquer comunicação colocada pelo formando que seja ofensiva, desrespeitosa, que provoque distúrbios, ou que seja alheia aos conteúdos do curso, que afete o bom desenvolvimento da formação, com direito a suspender o serviço ao formando.


Como começo a formação ou curso?

Pode aceder à formação online através do website ou pelo link enviado para o seu e-mail após a confirmação da inscrição.

Para começar a formação/curso, consulte o manual do e-formando disponibilizado em cada formação/curso, onde vai encontrar todas as guias de orientação.


As formações estão sujeitas a alguma avaliação ou teste?

Sim, a avaliação tem como objetivo acompanhar a evolução do processo de aprendizagem e validar os conhecimentos e as capacidades adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos, ao longo da ação

No curso com apoio do e-formador poderá encontrar os elementos de avaliação das aprendizagens/competências:

  • Desafios para Discussão - o formador lança desafios nos fórum nos quais o e-formando deve participar.
  • Propostas de Trabalhos e/ou Tarefas- podem ser apresentados ao longo do curso ou no final do mesmo.
  • Exercícios Práticos - servem para monitorizar a sua aprendizagem
  • Testes/Questionário de Avaliação de Conhecimentos - servem para validar conhecimentos adquiridos em cada aula e/ou no final do curso.

A escala de avaliação das aprendizagens dos formandos é de 0 a 20 valores.


Como serei acompanhado/a ao longo do curso?

Ao longo do curso terá o apoio do formador que estará disponível para prestar acompanhamento personalizado em todo o processo de aprendizagem. A qualquer momento poderá contactar o formador através do fórum de discussão para esclarecer as suas dúvidas nas quais serão respondidas com o máximo de brevidade.

Poderá também contar com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica da eforma.pt® que estará disponível para resolver eventuais problemas técnicos, dúvidas relativas ao acesso ao curso e/ou outras questões relativas a processos pedagógicos e administrativos.


Como é calculado o meu aproveitamento?

A aprovação será determinada pelo aproveitamento no final do curso, quando a classificação final for igual ou superior a suficiente, com nota mínima de 10 valores. O aproveitamento fica condicionado à conclusão e aprovação de todos os módulos que compõem a estrutura programática do curso e respetivo aproveitamento nos momentos avaliativos.

O atraso ou não entrega das atividades no tempo definido na plataforma, origina que o formando não conclua o módulo/curso, não havendo o direito à repetição. Terminado o prazo estipulado para a realização do curso é encerrada a ação e declarado “sem aproveitamento” e/ou “desistente”.


E se não concordar com a avaliação?

Deverá enviar email para plataforma@eforma.pt a solicitar a pauta de avaliação e respetiva ponderação de pontuações pelos momentos avaliativos, e justificação da nota atribuída.


Não consegui terminar o curso no prazo previsto. o que acontece agora?

O aproveitamento do formando, fica condicionado à conclusão e aprovação de todos os módulos que compõem a estrutura programática do curso e respetivo aproveitamento nos momentos avaliativos.

O atraso ou não entrega das atividades no tempo definido na plataforma, origina que o formando não conclua o módulo/curso, não havendo o direito à repetição. Terminado o prazo estipulado para a realização do curso é encerrada a ação e declarado “sem aproveitamento” e/ou “desistente”.

É possível a atribuição de um tempo adicional se necessário para a realização do(s) curso(s), o formando deverá solicitar um tempo bónus devidamente justificado, através de email para @eforma.pt até 3 dias antes da data de término do seu curso. Será atribuído um tempo variável de 1 semana a 1 mês, dependendo da especificidade e duração do curso em que se encontra inscrito.

Findo o período normal, e/ou o período extra atribuído, o formando perde o acesso ao curso, mantendo o acesso de utilizador da plataforma sem curso atribuído.


Como recebo o certificado?

A eforma.pt® emite um certificado de Formação Profissional (SIGO) de acordo com a Portaria em vigor, a todos os e-formandos que concluam a formação com aproveitamento igual ou superior a suficiente, com nota mínima de 10 valores.
O certificado da formação será disponibilizado via email e/ou via plataforma, até 30 dias após o término da ação de formação com aproveitamento.
Existe a possibilidade de enviar o certificado impresso, para a morada indicada pelo e-formando, com pagamento dos respetivos encargos de envio via CTT.


Tenho urgência em receber o certificado como faço?

É possível solicitar a emissão urgente do certificado, sendo o mesmo disponibilizado na sua área pessoal do site ou enviado via email num prazo de 3 dias úteis, mediante o pagamento de uma taxa de serviço de 10€.

Pode ainda solicitar o envio via correio, do certificado impresso com um custo de 5€ + portes de envio da responsabilidade do destinatário, para a morada indicada. No caso devolução por não ter sido rececionado por negligência do e-formando, o mesmo terá de suportar as despesas referentes ao reenvio.


O que faço se o certificado apresentar dados incorretos?

Caso o certificado seja emitido com dados incorretos, por erro imputável à eforma.pt®, o e-aluno tem direito à reemissão gratuita de um novo certificado. Caso os dados incorretostenham sido da responsabilidade do e-formando, a reemissão do certificado tem um valorassociado de 5€.


O que é o SIGO?

O Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) constitui-se como uma plataforma de acesso reservado a Entidades Formadoras e aos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) para registo de percursos de qualificação e emissão de certificados e diplomas.


Existe um regulamento do funcionamento da formação à distância?

Sim, a eforma.pt® possui um Regulamento do Funcionamento da Formação à Distância com as condições gerais de utilização dos nossos serviços e respectivos Termos e Condições de Serviço em www.eforma.pt/politica-de-privacidade.

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

Resolução alternativa de litígios de consumo (RAL)

Nos termos do disposto no artigo 18º da Lei n.º 144/2015, 8 de Setembro, a eforma.pt® informa os seus Clientes, que sejam consumidores na definição prevista na referida Lei, que a Lista completa de Entidades (RAL) – Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo existentes em Portugal está disponível para consulta no Portal do Consumidor acessível através do link: http://www.consumidor.pt/

A eforma.pt® informa que para os devidos efeitos a entidade a recorrer é: CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo em: www.arbitragemdeconsumo.org