Formação à Distância | eForma

APRENDER NA eforma.pt®



O QUE É A eforma.pt®?

A eforma.pt® é uma marca pertencente à I Feijão - Unipessoal, Lda. e consiste numa plataforma de formação profissional online, promovida e desenvolvida para todos os portugueses ou falantes de língua portuguesa que, em Portugal continental e ilhas ou noutros países, pretendam inscrever-se e frequentar a distância os cursos/formações que temos disponíveis.

Na eforma.pt® promovemos formação profissional para funcionários de empresas PME's,para dar resposta a três vertentes:

  • 1 | Desenvolvimento/crescimento profissional e pessoal;
  • 2 | Horas de formação anuais obrigatórias por funcionário;
  • 3 | Cursos/formações legalmente obrigatórios.

QUE CURSOS/FORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NA eforma.pt®?

Na eforma.pt® temos uma oferta especializada em várias áreas de formação, conforme indicado na página eforma.pt®


O que é a formação e-learning?

É uma forma flexível de aprender a distância através da utilização de tecnologias que proporcionam a comunicação e interação entre e-formandos/e-formadores, com vista a obter o aperfeiçoamento e a aquisição de conhecimentos.


Que vantagens tenho nas formações e-learning?

Com a modalidade de formação online, pode frequentar cursos:

  • Sem necessidade de deslocação
  • Facilidade de acesso aos conteúdos
  • Flexibilidade de horários
  • Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio e-formando
  • Acompanhamento personalizado pela Equipa Técnico-Pedagógica
  • Menor custo quando comparados à formação presencial
  • Plataforma e-learning disponível a qualquer hora, em qualquer lugar
  • Tecnologias avançadas e aulas interativas
  • Conteúdos dinâmicos e apelativos

PRECISO DE CONTACTAR A eforma.pt®. COMO FAÇO?

Pode contactar-nos de diversas formas:

Por correio ou presencialmente:

Lembre-se que a eforma.pt® pertence à empresa I Feijão Unipessoal, Lda., com o NIF 515077313, e sede na Travessa Dra. Ana Jorge, 1-i, 2530-128 Lourinhã, Portugal.

O horário de atendimento presencial é realizado no período das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, de segunda-feira a sexta-feira. Nos períodos em que decorrem ações de formação, o atendimento prolonga-se pontualmente para e quando for necessário prestar apoio.

Por telefone:

261 096 165 (chamada para rede fixa nacional) | 910 720 968 (chamada para rede móvel nacional)

Por e-mail:

info@eforma.pt


INSCRIÇÕES


COMO POSSO INSCREVER-ME NUM CURSO/FORMAÇÃO E QUE DOCUMENTOS TENHO DE APRESENTAR?

Para formalizar a inscrição, deverá aceder ao website www.eforma.pt, selecionar o curso pretendido e proceder à compra do mesmo, preenchendo os dados solicitados e efetuando o respetivo pagamento.

Após receção da compra, a eforma.pt® irá verificar os documentos necessários para formalizar a inscrição, solicitando os mesmos por e-mail.

A documentação necessária varia consoante a tipologia, especificidades e requisitos do curso/formação. Alguns documentos possíveis de serem solicitados, são:
  - Fotocópia do documento de identificação, informação pessoal, fotocópia do certificado de habilitações e curriculum vitae.

A inscrição só será validada após entrega de toda a documentação necessária e feito o respetivo pagamento do curso/formação de acordo com o valor estipulado.


QUE RECURSOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS DE APOIO SÃO UTILIZADOS NA eforma.pt®?

Será disponibilizado o conteúdo para o desenvolvimento dos objetivos da ação, construídos, controlados e acompanhados pelo E-formador.

Para a realização da formação e-learning, utilizamos uma plataforma LMS (Learning Management System), responsiva, dinâmica e intuitiva com acesso aos cursos/formações e respetivos materiais de apoio à aprendizagem, nomeadamente: manuais, vídeos, questionários entre outros.


TENHO DE INSTALAR ALGUMA COISA OU TER ALGUM EQUIPAMENTO OU SOFTWARE ESPECIAL?


EM QUE DISPOSITIVO - COMPUTADOR (FIXO OU PORTÁTIL), TABLET OU SMARTPHONE - POSSO FAZER OS CURSOS/FORMAÇÕES?

Pode frequentar os nossos cursos/formações online utilizando um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet e um browser para navegar, como por exemplo o Google Chrome.

É importante que o e-formando possua conhecimentos básicos de informática.


A eforma.pt® CANCELOU OU ADIOU O CURSO/FORMAÇÃO. E AGORA?

Sempre que, por motivos imprevistos e incontornáveis somos obrigados a interromper,cancelar ou adiar uma formação, procederemos da melhor forma para compensar os e-formandos.

Interrupção: Numa formação já iniciada, procederemos ao reinício da formação com a maior brevidade possível com os ajustes necessários em termos de horários e cronogramas, a ser devidamente comunicados e justificados a todos os participantes.

Caso as alterações efetuadas impeçam a continuidade de frequência da ação, por parte de algum e-formando, possibilitaremos a integração, sem custos acrescidos, numa nova ação.

Em caso de impossibilidade de integração na nova ação, permitiremos o reembolso do valor pago à proporção do tempo não frequentado da ação, emitindo um certificado de participação pelo tempo decorrido. A impossibilidade de integração na nova turma deverá ser apresentada por escrito, devidamente justificada e solicitando o respetivo certificado de frequência e restituição do valor pelo tempo não decorrido.

ADIAMENTO: Integração dos e-formandos na nova data da ação de formação, com os ajustes necessários em termos de cronogramas, a ser devidamente comunicados e justificados a todos os participantes. Em caso de impossibilidade de frequência nas novas datas, o e-formando deverá apresentar a informação por escrito devidamente fundamentada e solicitar a restituição do valor já liquidado, num prazo máximo de 5 dias após a informação dos novos dados.

CANCELAMENTO: Apresentação de vale de formação, para desconto do valor na realização de formações disponíveis em catálogo e agenda da eforma.pt®, no período máximo de um ano desde a data de emissão do vale, no final deste período perde o direito à sua utilização. Em situações excecionais, devidamente apresentadas e justificadas por escrito, realizaremos a restituição total do valor já liquidado, até ao prazo máximo de 30 dias após a notificação de cancelamento e apresentação do vale de formação.


TENHO ACESSO A DESCONTOS OU PROMOÇÕES?

Pontualmente, promovemos campanhas especiais com descontos ou ofertas. Essas não têm regularidade fixa, pelo que recomendamos a visita regular ao site, subscrever newsletter e acompanhar as nossas redes sociais para estar a par das novidades.



PAGAMENTOS



COMO POSSO SABER O VALOR DA FORMAÇÃO?

O valor de cada formação encontra-se apresentado na página do curso no site da eforma.pt®.


COMO FAÇO O PAGAMENTO?

O valor das formações é sempre devidamente informado conjuntamente com a divulgação do curso.

A inscrição é validada após o pagamento do valor total ou faseamento devidamente acordado. A totalidade das prestações terão impreterivelmente de estar liquidadas até data de término do curso/formação.

O pagamento poderá ser efetuado pelo e-formando ou empresa/entidade patronal por referência multibanco (só disponível em Portugal), transferência bancária, pagamento via MB WAY e/ou outros métodos de pagamento disponíveis no website.

O e-formando toma conhecimento e aceita, no ato de inscrição e aceitação dos termos e condições de serviços eforma.pt®, que o pagamento da formação é obrigatório e não retornável, salvo as exceções devidamente identificadas.


QUE MEIOS DE PAGAMENTO SÃO ACEITES NA eforma.pt®?

Aceitamos vários meios de pagamento, sendo possível:

  • - Transferência bancária - IBAN PT50 0079 0000 8391 7972 102 03
  • - Referência multibanco
  • - MB WAY

E/ou outros métodos de pagamento disponíveis que encontrará nas respetivas páginas de compra dos cursos.


PRECISO DE FATURA. COMO POSSO RECEBÊ-LA?

Após o pagamento do curso, com o respetivo preenchimento dos dados de faturação, irá receber fatura via email no menor tempo possível. Para mais informação ou segunda via de fatura deverá solicitar via email info@eforma.pt .


ESTOU FORA DE PORTUGAL. COMO POSSO PAGAR E FREQUENTAR A FORMAÇÃO?

Todos os cursos que dispomos podem ser frequentados por portugueses ou falantes de língua portuguesa a partir de qualquer parte do mundo, desde que possua as condições necessárias (computador/tablet/smartphone com ligação à internet).

Se está fora do país pode efetuar o pagamento do curso/formação por transferência internacional para o IBAN PT50 0079 0000 8391 7972 102 03 - EuroBic.

Deve enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail info@eforma.pt


TIVE DE CANCELAR A MINHA INSCRIÇÃO. TENHO DIREITO AO REEMBOLSO?

Em caso de desistência comunicada por escrito, no período de 3 dias de pré-data de início do curso/formação, reservamo-nos o direito de reter 25% do valor total por despesas administrativas.

Quando, por motivo de acidente grave ou doença devidamente comprovado, o e-formando não puder continuar a frequentar a ação de formação, permitiremos a sua restituição por 3 formas:

  • - Frequência na próxima ação;
  • - Emissão de vale de formação a utilizar num prazo máximo de um ano;
  • - Devolução do valor pelo tempo não decorrido.

A impossibilidade de continuar a frequentar o curso/formação deve ser devidamente comunicada para que nos seja possível analisar a situação. Possuímos 30 dias para a tomada de decisão quanto à forma de compensação, após a qual não será permitida qualquer alteração.

Após o início do curso/formação, não é efetuada qualquer restituição de valores, sendo o pagamento obrigatório na sua totalidade.



FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E CERTIFICADO



COMO É QUE É, NA PRÁTICA, A FORMAÇÃO ONLINE DA eforma.pt®?

Formato totalmente a distância, 100% online (e-learning), é constituída por sessões síncronas (comunicação em tempo real entre os e-formandos e o e-formador), assíncronas (comunicação não coincidente no tempo em horários flexíveis) e/ou de autoestudo (horas dedicadas pelo e-formando ao estudo da informação disponibilizada na plataforma, com possibilidade de pesquisas adicionais, se o e-formando entender, e com realização de trabalhos ou avaliações formativas).

As sessões síncronas, quando aplicáveis, poderão ocorrer por chat, por videoconferência ou outra ferramenta que respeite as necessidades da sessão.

A formação decorrerá de acordo com as datas devidamente apresentadas aos adquirentes dos cursos/formações e disponibilizadas em local próprio na plataforma.

A utilização da plataforma de formação a distância possui os seguintes requisitos mínimos: utilização de equipamento e ligação à internet com capacidade suficiente para aceder aos materiais disponibilizados e possuir capacidade de aplicação das TIC na ótica de utilizador.

A plataforma possui um manual e/ou outros conteúdos digitais de apoio à utilização da plataforma e respetivas ferramentas, para autonomizar o e-formando na sua utilização. A todo o tempo estará disponibilizado um sistema de resposta a dúvidas e questões gerais (perguntas frequentes), bem como os demais contactos da entidade.

Toda a documentação, textos, imagens, vídeos e demais conteúdos são propriedade da eforma.pt® e não podem ser copiados, reproduzidos e/ou manipulados, no todo ou em parte, nem serem utilizados para fins comerciais, publicitários, de autopromoção ou formação de terceiros.

Reservamo-nos o direito de editar ou remover os conteúdos disponibilizados, sempre com vista à melhoria do próprio curso/formação, e consequentemente à melhoria da aprendizagem do e-formando.

Atribuímos, quando solicitado e devidamente justificado, para além do tempo normal necessário à realização dos cursos/formações, um tempo bónus variável de 1 semana a 1 mês, dependendo da especificidade e duração, para finalizar os cursos/formações na plataforma. Findo este período o e-formando perde o acesso ao curso e respetiva oportunidade de terminar a formação adquirida, sendo declarado como desistente.

O registo na plataforma é individual e intransmissível, para utilização por e apenas do próprio e-formando, pessoa a quem será atribuído o certificado de formação.

Aquando da entrega da senha de acesso à plataforma de formação a distância, o e-formando tem acesso ao manual de acolhimento, bem como ao seu curso/formação, com respetivos conteúdos programáticos e demais complementos do curso/formação disponibilizados pelo respetivo e-formador.

Os requisitos físicos, capacidade humana ou de qualquer outra natureza que impossibilitem o e-formando da frequência do curso/formação adquirido ou utilização de funcionalidades, conteúdos ou informação disponibilizada na plataforma de formação a distância, são da responsabilidade do próprio.

Os conteúdos são disponibilizados na plataforma única e exclusivamente para usufruto do próprio e-formando. O e-formando poderá gravar e/ou imprimir os conteúdos exclusivamente para efeitos da sua aprendizagem, não sendo permitido ceder a terceiros.

Reservamo-nos o direito de editar ou remover qualquer comunicação colocada pelo e-formando que seja ofensiva, desrespeitosa, que provoque distúrbios, que seja alheia aos conteúdos do curso/formação ou que afete o bom desenvolvimento da formação, com direito a suspender o serviço ao e-formando.


COMO COMEÇO O CURSO/FORMAÇÃO?

Pode aceder à formação online através do website ou pelo link enviado para o seu e-mail após a confirmação da inscrição.

Para começar a formação/curso, consulte o manual do e-formando disponibilizado em cada formação/curso, onde vai encontrar todas as guias de orientação.


AS FORMAÇÕES ESTÃO SUJEITAS A ALGUMA AVALIAÇÃO OU TESTE?

Sim, a avaliação tem como objetivo acompanhar a evolução do processo de aprendizagem e validar os conhecimentos e as capacidades adquiridas e/ou desenvolvidas pelos e-formandos ao longo do curso.

No curso poderá encontrar os elementos de avaliação das aprendizagens/competências:

  • Desafios para Discussão - o e-formador lança desafios nos fórum nos quais o e-formando deve participar.
  • Propostas de Trabalhos e/ou Tarefas- podem ser apresentados ao longo do curso ou no final do mesmo.
  • Exercícios Práticos - servem para monitorizar a aprendizagem do e-formando;
  • Testes/Questionário de Avaliação de Conhecimentos - servem para validar conhecimentos adquiridos em cada aula e/ou no final do curso.

A escala de avaliação das aprendizagens dos e-formandos é de 0 a 20 valores.


COMO SEREI ACOMPANHADO AO LONGO DO CURSO?

Ao longo do curso/formação terá o apoio do e-formador que estará disponível para prestar acompanhamento personalizado em todo o processo de aprendizagem. A qualquer momento poderá contactar o e-formador através do fórum de discussão para esclarecer qualquer dúvida. Estas serão respondidas com o máximo de brevidade.

Poderá também contar com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica da eforma.pt® que estará disponível para resolver eventuais problemas técnicos, dúvidas relativas ao acesso ao curso e/ou outras questões relativas a processos pedagógicos e administrativos.


COMO É CALCULADO O MEU APROVEITAMENTO?

A aprovação será determinada pelo aproveitamento no final do curso, quando a classificação final for igual ou superior a suficiente, com nota mínima de 10 valores. O aproveitamento fica condicionado à conclusão e aprovação de todos os módulos que compõem a estrutura programática do curso e respetivo aproveitamento nos momentos avaliativos.

O atraso ou não entrega das atividades no tempo definido na plataforma, origina que o e-formando não conclua o curso/formação, não havendo o direito à repetição. Terminado o prazo estipulado para a realização do curso/formação é encerrada a ação e declarado “sem aproveitamento” e/ou “desistente”.


E SE NÃO CONCORDAR COM A AVALIAÇÃO?

Deverá enviar email para admin@eforma.pt a solicitar a pauta de avaliação e respetiva ponderação de pontuações pelos momentos avaliativos assim como a justificação da nota atribuída.


NÃO CONSEGUI TERMINAR O CURSO/FORMAÇÃO NO PRAZO PREVISTO. O QUE ACONTECE AGORA?

O aproveitamento do e-formando, fica condicionado à conclusão e aprovação de todas as atividades que compõem a estrutura programática do curso/formação e respetivo aproveitamento nos momentos avaliativos.

O atraso ou não entrega das atividades no tempo definido na plataforma, origina que o e-formando não conclua o curso/formação, não havendo o direito à repetição. Terminado o prazo estipulado para a realização do curso/formação é encerrada a ação e declarado “sem aproveitamento” e/ou “desistente”.

É possível atribuir um tempo adicional para completar do curso/formação. O e-formando deverá solicitar um tempo bónus devidamente justificado, através de um e-mail para admin@eforma.pt até 3 dias antes da data de término do curso/formação.

Será atribuído um tempo variável de 1 semana a 1 mês, dependendo da especificidade e duração do curso/formação em que se encontra inscrito.

Findo o período normal, e/ou o período extra atribuído, o e-formando perde o acesso ao curso, mantendo o acesso de utilizador da plataforma sem curso atribuído.


COMO RECEBO O CERTIFICADO?

A eforma.pt® emite um certificado de Formação Profissional (SIGO) de acordo com a Portaria em vigor, a todos os e-formandos que concluam a formação com aproveitamento igual ou superior a suficiente, com nota mínima de 10 valores.
O certificado da formação será enviado por e-mail, até 30 dias após o término do curso/formação, com aproveitamento.
Pode ainda solicitar o envio do certificado impresso via CTT, para a morada indicada, com um custo de 5€ + portes de envio da responsabilidade do destinatário. No caso devolução por não ter sido rececionado por negligência do e-formando, o mesmo terá de suportar as despesas referentes ao reenvio.


TENHO URGÊNCIA EM RECEBER O CERTIFICADO. COMO FAÇO?

É possível solicitar a emissão urgente do certificado, sendo o mesmo enviado por e-mail num prazo de 3 dias úteis, mediante o pagamento de uma taxa de serviço de 10€.


O QUE FAÇO SE O CERTIFICADO APRESENTAR DADOS INCORRETOS?

Caso o certificado seja emitido com dados incorretos, por erro imputável à eforma.pt®, o e-formando tem direito à reemissão gratuita de um novo certificado.

Caso os dados incorretos tenham sido da responsabilidade do e-formando, a reemissão do certificado tem um valor associado de 5€.


O QUE É O SIGO?

O Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) constitui-se como uma plataforma de acesso reservado a Entidades Formadoras e aos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) para registo de percursos de qualificação e emissão de certificados.


EXISTE UM REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA?

Sim, a eforma.pt® possui um Regulamento do Funcionamento da Formação a Distância com as condições gerais de utilização e respetivos Termos e Condições de Serviço em eforma.pt/termos-e-condicoes.

Consulte também a Política de Privacidade em eforma.pt/politica-de-privacidade, que lhe apresenta as informações fundamentais relativas ao Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados.

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO (RAL)

Nos termos do disposto no artigo 18º da Lei n.º 144/2015, 8 de Setembro, a eforma.pt® informa os seus Clientes, que sejam consumidores na definição prevista na referida Lei, que a Lista completa de Entidades (RAL) - Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo existentes em Portugal está disponível para consulta no Portal do Consumidor acessível através do link: www.consumidor.pt.

A eforma.pt® informa que para os devidos efeitos a entidade a recorrer é:
  CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo em: www.cniacc.pt/pt.